segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Resenha escrita por Cíntia Scelza, no Facebook.

Resenha escrita por Cíntia Scelza, no Facebook.

Meus queridos, tenho andado sumida dos posts, mas não esqueço nem de vocês nem dos queridos zumbis. Estou terminando de ler o livro que Dinho indicou há alguns meses, O Vale dos Mortos, e vim dar um parecer parcial. marcando de início que esse livro é o segundo romance-zumbi brasileiro de publicação com alcance mais amplo. Isso, por si só já vale a indicação, mas vamos ser mais específicos...

VALE SUPER A PENA LER "O VALE"!!!!!!!!!!!!!!!!!

Recomendo bastante!! Pra começar: a razão que o Rodrigo traz para a emergência da crise zumbi é bem legal, e também muito legal é a narrativa de como ela alcança outras partes do mundo. Interessante também notar que a história se passa num futuro próximo (em 2018), o que dá uma certa tensão subliminar, sugerindo que de fato, isso ainda pode acontecer... quase como uma profecia (ai, que medo)

Uma outra coisa BEM legal que achei é que a narrativa dele é bem descontraída, bem brasileira no sentido de ter ali aquele tipo de piadinha que é nosso característico. Tipo, estamos chafurdando na merda, mas sempre conseguimos encontrar um momento para rir da situação. Eu achei essa característica beeeeeem legal, também, que não existe nos romances-zumbi de outras línguas (acreditem, eu já li MUITOS deles).

Os pontos negativos são: há pequenos erros de ortografia (o revisor deixou passar), embora isso não interfira no prazer da leitura. E aí vai uma opinião muito pessoal, que no entanto também não compromete esse prazer: eu achei os personagens principais um pouco idealizados demais, mais especificamente no que se refere à relação do casal principal (Ivan e Estela). Achei esse aspecto meio conto de fadas.

Em contrapartida, adorei o fato da Estela virar uma matadora feroz de zumbis. Mulher poderosíssima!! E acho também que a história joga luz naquela coisa de que diante de situações inesperadas trazem à tona capacidades nossas que em nosso dia a dia jamais são sequer imaginadas como existentes (isso não acontece só no caso da Estela, mas de outros personagens, embora no caso desses a narrativa seja mais periférica).

Enfim, quem curtir literatura zumbi, eu sugiro ir correndo adquirir seu volume.

Nenhum comentário:

Postar um comentário